terça-feira, 10 de setembro de 2013

Bebidas Energéticas na Performance Desportiva

As bebidas energéticas são muitas vezes utilizadas como componente potenciadora de energia física e psicologia. Mas será que esse efeito lhes poderá ser atribuído?



As bebidas desportivas por norma são constituídas por pequenas quantidades de hidratos de carbono (6-8g/100ml) e electrólitos (sódio, potássio, cálcio e magnésio). Pelo contrário as bebidas energéticas contêm grandes concentrações de hidratos de carbono (25-30g/100ml) associadas a outros elementos ergogénicos. Tipicamente são constituídos por agua, hidratos de carbono (p.ex.glucose, sacarose, maltodextrina), vitaminas, minerais e outros nutrientes (cafeína, taurina, aminoácidos, guarana, Ginkgo, carnitina, Giseng, chá verde, etc…), que poderão aumentar a energia disponível, estado de alerta, metabolismo, e/ou performance.
A cafeína é o ingrediente mais comum entre as bebidas energéticas. Pertence á família das metilxantinas. Após a sua ingestão, é rapidamente absorvida (30-60 min após a ingestão). Têm um tempo de semi-vida de 2-10 horas até ser excretada pela urina. A sua dosagem deve de ser 3-6 mg/kg de peso corporal (ver revista Atletismo de Dezembro de 2012).

Outro componente importante das bebidas energéticas são os hidratos de carbono. O seu uso é aconselhado para esforço superiores a 60 minutos de duração, sendo a sua taxa de metabolização igual a 1g/min ou seja, em cada hora de exercício são oxidados 60g de hidratos de carbono.

A utilização das bebidas energéticas durante o exercício não é aconselhada, isto porque, a sua concentração de hidratos de carbono é de 11-12%. Concentrações superiores a 10% de hidratos de carbono estão associadas ao desconforto gastro-intestinal e atraso no esvaziamento gástrico, pelo que é recomendável a sua diluição com água durante o esforço.


As bebidas energéticas apresentam também quantidades significativas de vitaminas (tiamina, riboflavina, niacina, vit B6, Vit B12, acido pantoténico e vitamina c) e electrólitos (sódio, potássio, fósforo, magnésio, etc..), não existindo no entanto evidência sobre o seu beneficio no desempenho físico. Todavia, são constituídas por outros elementos que têm demonstrado efeito no rendimento desportivo: 1) aumento  das funções cognitivas - taurina, Ginkgo, L-tirosina, citolina, [5-HTP]; , 2) Estimulantes - cafeína, taurina, chá verde, tiramina, vinpocetina; 3)outros elementos possivelmente ergogénicos- Giseng, L-carnitina, D-ribose, B-alamina, inositol, citrolina.


A sua ingestão deve ser feita 10-60 minutos antes do exercício e limitada a uma porção por dia. Se optar pela sua utilização durante deverá então dilui-la previamente com água. O seu uso não é aconselhado em crianças e adolescentes.

3 comentários:

  1. Boa noite, daqui é o André, aquele rapaz que foi falar consigo depois da sua apresentação na turma de dietética da ESTeSL.

    O facto de beber uma bebida energética antes de uma prova, vamos imaginar que bebo 30 min antes um redbull que tem por lata cerca de 30g de açucares, não irá provocar-me uma hipoglicémia por ter uma dose elevada de açúcar?

    Obrigado,
    André Duarte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão. Todavia, se a sua ingestão for inferior a 15minutos não se verifica esse efeito. Por norma não aconselho a utilização destas bebidas. Abraco

      Eliminar
    2. Muito bem, eu também não sou de todo adepto, mas assim fico com a duvida esclarecida :)

      Abraço

      Eliminar