quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

BENEFÍCIOS DA CAFEÍNA NO RENDIMENTO DESPORTIVO


 A influência da cafeína no rendimento desportivo está amplamente estudada, a sua utilização está associada a vários tipos de desportos.


Actualmente não consta na lista das substâncias proibidas pela Agência Mundial Anti-Dopagem, no entanto está inserida no programa de monitorização de 2012, podendo vir a ocorrer alterações na legislação vigente.

                 Após a sua ingestão, a cafeína é rapidamente absorvida no tracto grasto-intestinal, para a corrente sanguínea. As concentrações sanguíneas aumentam de 15 a 45 minutos após a sua toma, sendo a sua concentração máxima aos 60 minutos. Estes valores diminuem de 50 a 75% ao fim de 3-6 horas. A cafeína é metabolizada no fígado e transformada em três subprodutos (paraxantina, teofilina e teobromina), sendo excretada pela urina.

Existem diversos mecanismos que podem explicar o efeito da cafeína no rendimento desportivo:

  • Compete com os receptores da adenosina nas células nervosas, retardando a fadiga central (sistema nervoso central)
  • Diminui a utilização do glicogénio muscular durante o exercício e promove a mobilização e oxidação dos ácidos gordos livres, poupando assim as reservas de glicogénio no músculo.
  • Poderá elevar os níveis das hormonas B-endorfinas, diminuindo assim a percepção e sensibilidade à dor.
  • Efeito na junção neuromuscular (ligação entre nervos e músculos), proporcionando um prolongamento do rendimento máximo.
  •  Poderá apresentar efeito termogénico, mas necessita de maior investigação.
Existem diversas formas de produtos com cafeina (barras, géis, capsulas e bebidas), a mais indicada é a cafeina anídrica (desidratada). A sua ingestão deve ser feita 60 minutos antes da competição, variando a dose entre 3 - 6 gramas por quilograma corporal.

Muitas vezes a cafeina aparece associada ao aumento do número de micções urinárias e naturalmente à desidratação. Todavia, investigações recentes não demonstraram qualquer associação entre o total de água corporal e a ingestão de cafeína.

A utilização da cafeina comprovou ter efeito no rendimento desportivo, no entanto, esse efeito parece depender do tipo de exercício, intensidade, duração e condição física do atleta.

1 comentário:

  1. O assunto é interessante. No futuro gostaria que o autor elaborasse sobre o tipo de exercício, intensidade, duração e condição física dos atletas mais susceptíveis à influencia da cafeína.

    ResponderEliminar